top of page

10 coisas que aprendi no curso de Divemaster em Utila

  • Foto do escritor: Cecília Garcia
    Cecília Garcia
  • 5 de mai.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de mai.

Se você está pensando em se tornar Divemaster e sonha com dias ensolarados, mergulhos em água clara e quentinha e uma nova carreira no paraíso, pode parar por aqui: Utila, em Honduras, é o seu lugar. Mas antes de arrumar as malas, deixa eu te contar a real.


Fazer o curso de Divemaster em Utila foi uma das experiências mais intensas e transformadoras da minha vida — e também uma das mais cheias de surpresas. Muito do que aprendi não estava nos livros, nem no briefing dos instrutores. Estava nos bastidores, nas conversas de bar, nos erros durante o treinamento e até nos momentos perto da exaustão física e mental.


Aqui vão 10 coisas que aprendi no treinamento de Divemaster em Utila que ninguém te conta (mas que você vai agradecer por saber antes de embarcar nessa).


Divemaster em Utila


10 coisas que aprendi no curso de Divemaster em Utila


1. Você não escolhe só a escola — você escolhe seus mentores

O Divemaster é o seu primeiro passo profissional no mergulho. É o momento em que você deixa de ser apenas um mergulhador e começa a observar (e se espelhar em) muito do que seus instrutores fazem.


Por isso, escolha bem onde e com quem vai estudar. Vá além das fotos bonitas no Instagram: observe a postura dos instrutores, o tipo de mergulho que eles valorizam, a ética profissional. São esses profissionais que vão moldar, em parte, o tipo de mergulhador que você será.




Divemaster em Utila: tive a sorte de ter colegas e mentores incríveis, que foram muito generosos para meu processo de aprendizado <3
Tive a sorte de ter colegas e mentores incríveis, muito generosos para meu processo de aprendizado <3

2. Seu corpo vai trabalhar mais do que você imagina

Acordar cedo, carregar cilindros, montar e desmontar equipamentos, mergulhar 4 a 5 vezes por dia, ajudar alunos, lavar equipamentos, repetir. Se você acha que o Divemaster é só mergulhar, prepare-se para uma rotina puxada. Como diz minha amiga TaliTrilhas, trabalhar com mergulho não é só para ver peixinhos.


E, sim, tudo isso exige energia — muita. Comer bem, dormir o suficiente e beber pouco (ou nada) durante o curso vai fazer toda a diferença. Utila tem muitas festas, é verdade, mas é bom ficar esperto. Especialmente se você, como eu, já passou dos 30 e sabe que ressaca e mergulho profundo não combinam :)


  1. Prepare-se financeiramente (spoiler: não é só o curso que custa)

É verdade que o curso de Divemaster em Utila é mais barato do que em muitos outros destinos. Mas, ainda assim, ele exige um bom planejamento financeiro. Além do valor do curso, há custos com acomodação, alimentação, taxas da certificadora e — claro — equipamentos.


Se você tiver um trabalho remoto, ótimo. Essa pode ser uma ótima maneira de reduzir os danos na sua conta bancária. Mas lembre-se de que o curso exige presença e energia quase em tempo integral. Ter uma reserva salva vidas (e mergulhos).


Utila tem várias lojas próprias de equipamentos de mergulho, com preços razoáveis e sem taxas abusivas.
Utila tem várias lojas próprias de equipamentos de mergulho, com preços razoáveis e sem taxas abusivas.

4. Seu equipamento é seu parceiro — e vale a pena investir no seu próprio gear

Durante o curso, você vai mergulhar tanto que vai desejar ter seu próprio equipamento. Eu comprei o meu ainda no início do curso e foi uma das melhores decisões. 


Estar familiarizado com seu equipamento de mergulho ajuda muito no dia a dia do Divemaster, quando você vai fazer vários mergulhos consecutivos e treinar extensivamente. Dessa forma, ter seu próprio equipamento vai te ajudar na sua flutuabilidade, na segurança e até no seu desempenho como futuro profissional.


Comprar um equipamento usado, mas bem conservado, pode ser um ótimo começo — a verdade é que você não precisa de uma asa caríssima ou da Ferrari dos reguladores para começar a trabalhar.


5. Mergulhar (muito!) é o melhor jeito de aprender

Você pode estudar todos os manuais, assistir vídeos e decorar cada passo do briefing. Mas o verdadeiro aprendizado vem da prática. Quanto mais tempo embaixo d’água, melhor você entende seu corpo, seu consumo de ar, seu controle de flutuabilidade e as dinâmicas reais dos mergulhos.


Por isso, se você tiver uma manhã livre e uma vaga no barco, vá. Mergulhar é seu novo laboratório.


6. Treinar habilidades é chato — até você precisar demonstrar

Durante o treinamento de Divemaster, você vai precisar demonstrar várias habilidades com precisão, calma e clareza — como se estivesse ensinando alguém do zero. Isso exige mais do que saber fazer: exige saber demonstrar tudo com confiança e precisão, detalhe por detalhe.


Uma dica que recebi foi treinar as habilidades na frente do espelho, gesticulando cada detalhe assim como faz um comissário de voo. Outra dica para lembrar o passo a passo das habilidades são os vídeos no Youtube, como esse abaixo, do Utila Dive Center.



Lembre-se: a partir de agora, você não está só treinando por você — está treinando para demonstrar e inspirar confiança nos mergulhadores que virão depois.


7. Pessoas fazem parte do pacote (e nem todas são fáceis)

Durante o treinamento de divemaster em Utila, você vai acompanhar todos os tipos de mergulhadores: desde alguém que nunca mergulhou antes até mergulhadores experientes com muito mais carimbo no logbook do que você.


Alguns vão esquecer o que é uma nadadeira, outros vão se desesperar ao tirar a máscara e outros, ainda, se sentirão muito confiantes para perseguir um tubarão com sua GoPro. Adivinha quem vai estar ali do lado ajudando? Sim, você <3


Desenvolver empatia, paciência e comunicação clara é tão importante quanto saber montar um BCD de olhos fechados.


8. A comunidade faz toda a diferença

Você vai conhecer gente de todo o mundo e criar laços que vão muito além do curso. Essas pessoas se tornarão sua rede de apoio, seu grupo de estudo, seus confidentes e, muitas vezes, seus amigos para a vida.


Utila é uma ilha muito pequena. Você vai dividir barcos, cervejas e histórias com as mesmas pessoas por semanas. Aproveite isso ao máximo!


A vivência em comunidade é uma das partes mais ricas do curso de Divemaster — e uma das mais marcantes para sua carreira no mergulho.



Mergulhar em Utila é incrível
Mergulhar em Utila é incrível!

9. Frustração faz parte do mergulho (e da vida)

Nem todos os dias são ensolarados. Às vezes o mar está mexido, você está cansado, erra uma tarefa simples ou sente que não está evoluindo. Algumas habilidades serão mais difíceis de demonstrar do que você imagina (você lembrará disso ao repetir o exercício 7 do curso de resgate 18 vezes num dia kkk).


Até os meus colegas mais experientes, com centenas de mergulhos ao redor do mundo, esqueceram coisas básicas na hora de dar um briefing ou de guiar um Discovery nas primeiras vezes.


Errar, se frustrar, tudo isso faz parte do processo. Reconhecer esses momentos e continuar em frente é uma das maiores lições — tanto como mergulhador quanto como ser humano.


10. Você aprende a pensar como um profissional (e nunca mais mergulha da mesma forma)

Depois do curso, você nunca mais vai simplesmente pular na água. Tudo muda: você passa a observar as condições do mar, aprende como e o porquê de ser tão importante planejar bem o mergulho, vai monitorar outros mergulhadores, prever problemas antes que aconteçam...


Um bom treinamento de Divemaster te faz pensar como líder — e isso muda para sempre sua relação com o mergulho. É como virar o backstage de um show que você amava: você vê tudo de outro jeito — e, se tudo der certo, vai curtir ainda mais.



Mergulhe de cabeça (e de coração)

Fazer o curso de Divemaster em Utila foi uma montanha-russa. Teve dias de cansaço, de superação, de frustração e de alegria pura. Não é só sobre mergulhar — é sobre crescer como pessoa e como profissional.


Se você está considerando dar esse passo, vá preparado - mas vá! E vá com o coração aberto para aprender e se transformar.


O que você aprende no mar, ninguém te tira.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page